quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Seção Brasileira da Associação Internacional de Bibliotecas e Arquivos de Música (AIBM/IAML-Brasil)


Em outubro de 2009 foi inaugurada a Seção Brasileira da Associação Internacional de Bibliotecas e Arquivos de Música (AIBM/IAML-Brasil) com a colaboração e presença de representantes da área da musicologia e da ciência da informação, em especial bibliotecários e responsáveis por arquivos musicais diversos. Naquele momento, foi constituído um Comitê Interino integrado pela Profa. Dra. Beatriz Magalhães Castro como Presidente-Interino, e os Profs. Drs. André Cardoso (Diretor da Escola de Música, UFRJ) e Pablo Sotuyo Blanco (UFBA), e pelas bibliotecárias Elizete Higino (DIMAS-FBN), Isabel Grau (UNIRIO, Biblioteca Depositária da CAPES área ARTES) e Dolores Brandão (UFRJ, Biblioteca Alberto Nepomuceno). 

Em 2013, a Universidade de Brasília, a Biblioteca Central-Espaço de Estudos Musicológicos Arquivo Claudio Santoro e o Programa de Pós-graduação Música em Contexto desta Universidade, colaboraram na realização do evento que buscou ampliar o campo do conhecimento nesta área interdisciplinar, que integra, de forma sistemática, os campos da musicologia e da ciência da informação focada sobre os problemas e questões relativos aos sistemas de informação em música.

Com a colaboração da Presidente da IAML, Barbara Dobbs Mackenzie (Editor-Chefe do RILM), e seu ex-presidente Massimo Gentili Tedeschi (Biblioteca Nacional Braidense de Milão), aprovamos os estatutos da seção Brasileira e elegemos a Diretoria para o biênio 2014-2016:


Beatriz Magalhães Castro, Presidente

Luciana Grings - Fundação Biblioteca Nacional, Vice-presidente
Isabel Grau - UNIRIO, Biblioteca Depositária da CAPES área ARTES, Secretária
Pablo Sotuyo Blanco, Tesoureiro


Os objetivos da AIBM/IAML/IVMB no plano Internacional são amplos e podem ser consultados na brochura (incluída aqui como anexo) e neste link: http://www.iaml.info/ 


Contudo, ao criar-se a seção Brasileira, podemos destacar:

  • Promoção de uma melhor compreensão da importância cultural das bibliotecas de música, arquivos e centros de documentação nacional e internacionalmente.
  • Disponibilização de todas as publicações e documentos relacionados à música, inclusive o intercâmbio internacional.
  • Apoio ao desenvolvimento de normas internacionais e nacionais para a catalogação, conservação e disponibilidade dos materiais de música.
  • Promoção da educação e da formação profissional na área fortalecendo e valorizando o trabalho profissional especializado.


Se no plano internacional a IAML coordena as ações de seções e grupos de trabalho nacionais presentes em países de três continentes (Europa, América e Oceania), na América Latina sua representação é incipiente, tornando-se o Brasil o primeiro país a iniciar a consolidação desta iniciativa uma vez que nos demais países o projeto encontra-se ainda em fase de estudos. 

Sua importância reside na perspectiva de se estabelecer e organizar no país as atividades de pesquisa em sistemas da informação em música, área que, se de uma parte vem se ampliando, de outra carece de especificidade em termos de formação profissional e dos procedimentos de gestão e tratamento da informação musical, cujas frentes podem ser desenvolvidas e estruturadas por meio de eventos científicos desta natureza com o apoio de especialistas nas áreas limítrofes do referido campo de conhecimento.